sábado, 19 de junho de 2010

Dilan: um confrade na Zero Hora

19 de junho de 2010 N° 1637

LITERATURA
O livro das descobertas

Um dos mais reconhecidos autores de livros infanto-juvenis do Rio Grande do Sul, Dilan Camargo lança hoje o volume Poeplano. A obra reúne 40 poemas voltados para as crianças, com temas que falam das dúvidas, das escolhas e de todo o universo dos pequenos.
Editado pela Projeto, Poeplano será festejado durante o dia na sede da escola de mesmo nome, localizada na Avenida José Bonifácio, 581, em Porto Alegre. A partir das 8h30min, haverá uma programação especial destinada a professores, pais e adolescentes, que visa a discutir o conteúdo do livro e a escrita para crianças de maneira geral (as inscrições foram realizadas com antecedência).
Em Poeplano, Dilan discute o início da fase de tomada de decisões, assim como novas situações que se apresentam para os pequenos. Como em O Sim e o Não, sobre a ideia de que a vida é feita de escolhas: “A descoberta do primeiro sim/ inaugura a vida e suas muitas fases.// A coragem do primeiro não/ afugenta a morte e os seus disfarces.// O sim e o não/ que se diz a cada instante/ num abrir e fechar de olhos/ são o diário de nossa biografia.// Entre sins e nãos/ folha a folha/ uma vida de escolhas.”
A internet, onipresente na vida das novas gerações, também aparece nos poemas. Sempre de um jeito delicado, que passa longe da frieza sugerida pelas relações nascidas com a rede, como em MSN: “Ternura diz:/ não consigo viver sem sentir.// Lucidez diz:/ não consigo viver sem pensar.// Ternura diz:/ sente, menina, sente./ Segue o teu coração.// Lucidez diz:/ pensa, menina, pensa./ Segue a tua razão.// Ternura diz:/ sem sentir, não vale a pena viver.// Lucidez diz:/ sem pensar, pode ser mais caro viver. (...)”
Poeplano terá nova sessão de autógrafos nesta terça-feira, dia 22, às 19h30min, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country. O livro tem projeto gráfico e ilustrações de Ana Claudia Gruszynski.

Nenhum comentário: