sexta-feira, 3 de abril de 2009

Palavra de Confrade 3: Maria da Graça Artioli

A Graça Artioli tem sido presença constante nos encontros da REINAÇÕES. É bibliotecária, coordena a biblioteca do Cais durante a Feira do Livro de Porto Alegre e atua no Colégio São Pedro. Apaixonada pela literatura infanto-juvenil, ela agora nos apresenta suas palavras de confrade.


1. Para você, em que aspectos a literatura feita pra crianças e adolescentes reina?
Para mim a Literatura Infanto-Juvenil, é encantamento, emoção, os livros são verdadeiras "Caixas mágicas de surpresas”.

2. Qual o encontro da Reinações que mais marcou sua história de leitor? Por quê?
O encontro da Reinações que mais me marcou como leitora foi o em que debatemos O Mágico de Oz, de Frank Baum, porque lembrou a minha infância de leitora, o filme antigo e as várias edições do livro, foi emocionante este reencontro.


3. Como bibliotecária escolar, como você vê o papel da escola como formadora de
leitores críticos?

A escola pode ser formadora de leitores críticos, por que, além das leituras obrigatórias, o leitor que tem uma biblioteca a seu dispor, com indicações dos professores e dos bibliotecários, pode fazer suas próprias escolhas.

4. Que tipo de livros infanto-juvenis as crianças e os adolescentes mais têm buscado na biblioteca? Por quê?


As crianças da escola infantil gostam dos livros interativos e com sons, os que já sabem ler preferem a "Coleção Quem tem medo", depois vem a "Judy Moody". Os adolescentes estão lendo a "Coleção Deltora Quest" e a "Goosebumps", porque estão mais evidentes no momento. Eles também perguntam por livros que viram na TV, mas acho importante dizer que sempre que converso, principalmente com os de 1ª a 4ª séries, e quando conto histórias, eles prestam a atenção e aceitam sugestões. Uma menina uma vez veio agradecer e me disse que eu devia indicar para a amiga dela que o livro era muito bom.


5. Deixe aqui uma dica de leitura para os confrades. Não esqueça de fazer um comentariozinho sobre ela.
Bem , a dica que eu deixo é Felpo Filva, da Eva Furnari, Ed. Moderna. Felpo é um coelho neurótico solitário e poeta, sua vida muda quando uma leitora lhe escreve, e ele lê a carta (porque ele não lia as cartas que recebia) e então... vocês precisam ler para saber o resto. Eu gosto desta história que há uns dois anos atrás me foi apresentada por uma amiga de 9 anos, já contei para adultos que, sempre que me encontram, lembram dela e me falam.

6. Que Palavra de confrade você gostaria de conhecer?
Eu gostaria de conhecer as palavras da confrade Jacira Fagundes.

Nenhum comentário: