quarta-feira, 29 de abril de 2009

Isto e aquilo: poesia, dança e brincadeira

por Maira Knop

Ler Cecília é uma dança. Mas cuidado, sua poesia pode te levar a voar por aí. E isto é fato. Se for ler Ou isto ou aquilo, que seja em alto e bom som, que é para assim colorir a vida. Foi assim que li, como menina. E quando cheguei lá adiante, no finalzinho, fui voltando, voltando, recolhendo as letrinhas, devagarzinho até o início, quando reli tudo sorrindo novamente.
Palavra por palavra, a obra nos ensina, distrai e diverte com lindos poemas carregados de sonoridade e de imagens. Com o livro nas mãos e os olhos nos poemas, não há leitor que a alegria não visite. A obra agrada tanto aos pequenos quanto aos maiorzinhos com sua doce criatividade.
Ou isto, ou aquilo Jogo de bola Pescaria Uma palmada bem dada Os poemas, conjuntos estes de sonoras letras, sabem fazer uma energética batucada. O texto, o som, a alegria, o tom enchem de magia o mundo da leitura nessa obra consagrada.
POESIA sim, poesia com rimas, graça e leveza. Com ingênua transparência, Cecília faz-se especial pelo domínio de técnicas e por possuir uma jovial naturalidade expressa em seus 57 poemas espalhados em suas páginas. Tanto podem ser lidos na ordem em que foram escritos como também alternados, pois do mesmo modo divertem. Se optar por maior inventividade, poderá lê-los de baixo para cima, bem alto para brincar com a sonoridade. Sonhos, amor e amizade são alguns dos temas abordados sem, em momento algum, deixar de lado sua musicalidade. Contribui para engrandecer a obra as ilustrações da artista plástica argentina Beatriz Berman. Os desenhos passeiam nas páginas e de hora em hora vão dizendo: Quero te ouvir, quero te ouvir. Acompanhar esta aventura no país da Cecília é rever a nossa mãe, sentar no colo da tia, ou deitar-se sob almofadas naquele cantinho da sala ouvindo o barulhinho das letras. Em algumas passagens, o texto sobrepõe-se às imagens restando apenas visíveis parte delas, como no poema "A língua do Nhem" em que, logo abaixo do texto, vê-se as patas dos animais que decoram a paisagem. Flutua-se lendo "Bolhas", da mesma forma que lambuzamo-nos lendo "Tanta Tinta".
A autora antes de aprender a ler, ao brincar com os livros, imaginava-os cheios de vozes; vozes estas presentes na composição de cada um de seus versos. Na obra, estão presentes vários personagens, ao todo 22, que brincam de ciranda com as poesias dando autenticidade à variedade dos temas. Na hora de conferir a gurizada, alguns tem que responder à chamada mais de uma vez, como a Arabela, a Carolina e o Raul, depois seguem a Maria, Mariana, a Marina, a Dulce, o Chico, a Pedrina; todos vão dando as mãos, fazendo roda com Olga, com Olívio e com Orfeu. E a Dalila anuncia: Eu li! E Célia, Lélia e Eulália complementam: Eu vi!
Como Quintana, Cecília emociona. Não deixe de brincar. Continue lendo...

Nenhum comentário: