domingo, 7 de dezembro de 2008

Palavra de Confrade 1: Christian David

A partir deste mês, vamos iniciar novo post que visa apresentar os confrades e saber um pouco sobre o que eles pensam sobre a LIJ. O primeiro convidado a expor suas idéias foi o escritor Christian David. Com dois livros publicados — O Rei e o Camaleão (Fumproarte) e Mão Dupla (Artes e Ofícios), Christian é confrade-fundador da Reinações, tendo participado de todos os encontros ocorridos até o momento.

1. Para você, em que aspectos a literatura feita pra crianças e adolescentes reina?

Reina nos dois sentidos, é a literatura que eu leio habitualmente e com a qual mais me delicio, principalmente a de cunho fantástico, portanto reina nas minhas preferências, mas reina também, no sentido de alardear e fazer notar-se, por ser uma literatura que me faz pensar e refletir sobre as pessoas e as situações acabando por balançar minha "caixa de inquietações".

2.Qual o encontro da Reinações que mais marcou tua história de leitor? Por quê?

Todos me marcaram e contribuiram para a minha caminhada literária de alguma forma, mas o encontro do Peter Pan acabou sendo ainda mais marcante pois foi um texto que me deu grande prazer na leitura e, durante o debate, mexeu naquela minha "caixa" da qual falei anteriormente.

3. Como você percebe a leitura feita para crianças e para adolescentes noBrasil?

Acredito que temos obras e autores de grande qualidade e que ainda precisam ser descobertos pelo grande público. Espero que, aos poucos, as grandes editoras comecem a apresentar e editar esses autores e a acreditar na possibilidade de uma literatura para crianças e adolescentes feita aqui e mostrando a riqueza cultural que é tão obvia em outras artes como a música, por exemplo.

4. A literatura infanto-juvenil contemporânea tem trilhado vários caminhos, tais como: social, intimista, de aventura. Que tipo de texto te atrai como leitor e como escritor? Por quê?

O texto que mais me atrai é o de aventura, principalmente o de aventura com um toque fantástico. Acho que minha origem leitora proveniente dos quadrinhos acabou por gerar uma predileção por esse tipo de literatura. Ultimamente acabei descobrindo a literatura juvenil de cunho intimista e tenho tido agradáveis surpresas tanto escrevendo quanto apreciando esses textos.

5. Deixe aqui uma dica de leitura para os confrades. Não esqueça de fazer um comentariozinho sobre ela.

Deixarei duas. Do confrade Caio Riter, recomendo seu mais recente, Meu pai não mora mais aqui, livro delicioso e impossível de largar antes do fim.
De Meg Cabot, autora do Diário da Princesa, autora da qual eu pensei que nunca leria nada, recomendo toda a série A Mediadora, seis livros que misturam a vida escolar e os anseios de adolescente com histórias de fantasmas e aventuras sobrenaturais. E com o extra de conter um irresistível romance adolescente.
6. Que Palavra de confrade você gostaria de ler? Gostaria de ler as palavras da Beatriz Abuchaim

Nenhum comentário: