quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ainda Stuart

Ontem, dia 15 de fevereiro, 17 pessoas, em pleno verão, estavam lá na Letras & Cia para o 46º Encontro da Confraria Reinações. Com certeza, mergulhar no universo da LIJ e partilhar ideias e emoções de leitura é o que mantém essa gente unida, acreditando na força artística que os textos produzidos para crianças e adolescentes contêm. A bola da vez era o Stuart Little, de E.B.White, texto publicado originalmente em 1945.
Texto bom de ler. Início meio pueril, centrado nas aventuras que Stuart enfrenta no interior da sua própria casa, acaba, para mim, tomando dimensões metafísicas, quando o pequeno camundongo sai para o mundo á procura de Margalo.
Muitas ideias interessantes foram apresentadas e discutidas: o caráter de humor do texto, a representação do protagonista como um rato (o diferente ), a adaptação do universo familiar ao ser ímpar, os episódios pouco desenvolvidos, a busca de Stuart pelo Norte, o presença do realismo mágico, entre outros.
Marô Barbieri, comentando sobre o livro, após o debate disse: "Sabe que gostei mais do livro, após ouvir as impressões de leituras dos confrades?" Esse, com certeza, é o bom da Reinações: possibilitar a troca, apresentar diferentes olhares, acaba significando mais o livro e a leitura.
Surpresa boa nesse encontro também foi a visita do ilustrador Ângelo Abu, que contribuiu com a discussão.
E, confrades, vamos nos preparando para o próximo debate e para a celebração de nossos quatro anos.

Nenhum comentário: