sábado, 12 de dezembro de 2009

Nós e o Hobbit

Pois dia 08 de dezembro encerramos os encontros de 2009. Ano de algumas novidades, como os saraus (com brilhante participação dos alunos da confrade Maria Inês), o 1º seminário da Reinações, ocorrido na Feira do Livro de Porto Alegre e o despertar da Reinações em Caxias. Este o 32º encontro, são 32 meses ininterruptos de encontros, de troca de ideias, de debruçar-se sobre livros feitos para crianças e adolescentes.
E em nosso recente encontro, coordenado pelo Christian David, nosso olhar voltou-se para a obra de J.R.R.Tolkien, em especial O hobbit. Confesso que, como leitor iniciante no universo do criador de O senhor dos anéis, achei leitura lenta, muito descritiva, mas com momento muito bons, diria até magníficos, como, por exemplo, o encontro do Bolseiro com Gollum. Vejo ali ecos míticos da luta de Édipo contra a Esfinge.
Mas, bem, o coordenador iniciou apresentando alguns aspectos da biografia do autor e da gênese do livro. Disse que a ideia surgiu meio ao acaso, a primeira frase do livro veio à mente do autor, quando ele corrigia provas: Em um buraco no chão vivia um hobbit. O que, convenhamos, é uma frase ótima para um início de livro.
Tolkien, segundo Christian, é considerado o pai da literatura fantástica moderna, estabelecendo uma espécie de cânone quando se pensa hoje este tipo de literatura. O autor organizou um universo com elfos, orcs, trolls, e etc..., chamado de fantástico medieval ou de alta fantasia.
Afinal, como esclareceu a confrade Diana Corso, Tolkien forjou um mundo com seus seres, sua linguagem, sua geografia, sua história. um mundo que se constrói sem qualquer relação mais direta com o real, embora o autor tenha revelado sua intenção de oferecer à Inglaterra um universo de mitos.
Creio que, para quem ainda não leu e se interessa pela literatura de fantasia, uma boa dica de leitura.
E leio que O hobbit está virando filme com possível exibição em 2010.

Segundo a Revista SET, a New Line Cinema, em parceria com a MGM, irá produzir a tão esperada versão cinematográfica de O hobbit.
A versão do cinema talvez seja um pouco diferente do que os fãs leram nos livros. Afinal, Peter Jackson, o homem por traz da direção-executiva do projeto, prometeu dois filmes em sequência para O Hobbit. No entanto, para conseguir isso, é provável que o filme aborde histórias paralelas a aventura de Bilbo Bolseiro.
No elenco do filme, é provável que vejamos alguns dos atores/personagens da trilogia do anel, como Gandalf, Elrond, Aragorn, entre outros. A cadeira do diretor do filme deverá ser ocupada por Guillermo Del Toro, diretor de O Labirinto de Fauno.

Um comentário:

Simone Saueressig disse...

Gente, que legal! Obrigada por falarem em Fantasia! Fiquei muito triste porque, como de hábito, os horários das reuniões não bateram com os meus de jeito nenhum. Ainda assim, sempre que se fala à sério de Fantasia eu me alegro, porque este é um gênero que vive ainda mais à margem da Literatura, do que a Ficção-Científica ou o Suspense, por exemplo. Um abraço.