segunda-feira, 24 de março de 2008

Convite

Notícias

O Confrade Caio Riter nos passa as seguintes informações:

1. Em virtude de vários confrades estarem envolvidos com outros afazeres, vamos ADIAR nosso encontro para o dia 03/04/2008. Mesma bat-hora, mesmo bat-local. Livro: DIOGO E DIANA, VOL.1, de TABAJARA RUAS E NEI DUCLÓS, coordenação de Sergio Napp.

2. A mesa-redonda sobre LITERATURA INFANTO-JUVENIL, com alguns escritores da REINAÇÕES, será dia 29/03, sábado, 14h30min, na PALAVRARIA, rua Vasco da Gama, 165, dentro das atividades do FESTIPOA. Após, mesa com Assis Brasil, Charles Kiefer, Moacyr Scliar. Boa tarde pra pensar literatura. Nos encontramos lá!!

3. O encontro oficial de abril segue sendo dia 24/04, com debate sobre PINÓQUIO, coordenado por Claudio Levitan. Nosso encontro está no calendário das atividades da Semana do Livro da CRL.

4. No dia 20/03, participei do programa FALANDO ABERTAMENTE, na TVCOM, por motivo do FESTIPOA, mas divulguei nossa REINAÇÕES.

5. Agora, a partir de abril, teremos um link pra REINAÇÕES no site DOBRAS DA LEITURA, referência na internet sobre literatura infanto-juvenil.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Confraria no Terra

Nossa Confraria foi destacada na coluna de Roberto de Souza Causo sobre FC e Fantasia no site do terramagazine. Abaixo segue o link com a notícia.

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2663562-EI6622,00.html

OS DEZ DA REINAÇÕES

OS DEZ DA REINAÇÕES

Listas são sempre subjetivas. Estas não querem ser totalizantes, mas apenas apresentar dez textos nacionais e dez textos estrangeiros, escritos para crianças e/ou adolescentes, considerados pelos confrades da REINAÇÕES como livros que merecem ser lidos, quer pela temática que abordam, quer pela arquitetura estética.
Tal pesquisa foi realizada durante os meses de novembro/2007 a fevereiro/2008, entre os participantes das reuniões da confraria que votaram livremente nos textos, sem qualquer indicação prévia. A apuração foi realizada por Christian David e Carla Laidens. Participam da REINAÇÕES escritores, professores, publicitários, estudantes e leitores em geral. Os encontros ocorrem mensalmente na LETRAS & CIA, em Porto Alegre-RS.

NACIONAIS

1. Corda Bamba – Lygia Bojunga
2. A bolsa amarela – Lygia Bojunga
3. Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato
4. Ou isto ou aquilo – Cecília Meireles
5. Pé de Pilão – Mário Quintana
6. Poemas para brincar – José Paulo Paes
7. Uma idéia toda azul – Marina Colasanti
8. O menino maluquinho – Ziraldo
9. Bisa Bia Bisa Bel – Ana Maria Machado
10. Quase verdade – Clarice Lispector

ESTRANGEIROS

1. Alice no país das maravilhas – Lewis Carrol
2. Peter Pan – James Barrie
3. O mágico de Oz – Frank Baum
4. Pinóquio – Carlo Collodi
5. O teatro de sombras da Ofélia – Michael Ende Frederick
6. Harry Potter e a câmara secreta – J. K. Rowling
7. O pequeno príncipe – Antoine de Saint Exupéry
8. 20.000 léguas submarinas – Júlio Verne
9. A ilha do tesouro – R.L.Stevenson
10. O senhor dos anéis - Tolkien

terça-feira, 4 de março de 2008

Literatura Infantil e Juvenil em Discussão

Os encontros da REINAÇÕES: Confraria da Leitura tem se caracterizado pela troca de idéias sobre a literatura feita especialmente para crianças e adolescentes. E isso se faz cada vez mais necessário, ao se pensar que, geralmente, é através deste universo de textos (que não deixa nada a dever a tal nominada literatura adulta, que, aliás, não recebe nenhum rótulo ou adjunto adnominal, além do ser boa ou ruim) que a grande maioria das pessoas se torna leitor. Assim, creio, está mais do que na hora de passarmos a ver a literatura infantil ou juvenil como Literatura, assim mesmo, com L maiúsculo, como resultado estético-artístico que, além de levar ao deleite, à reflexão e à transformação, também tem papel fundamental e fundante na formação dos leitores atuais e futuros. Assim, a oportunidade de, no FESTIPOA, destacarmos a literatura feita para crianças e adolescentes é extremamente relevante. Pensar os processos de invenção, os caminhos da narrativa e da poesia infanto-juvenis feitas no RS, assim como a questão estético-artística estarão presentes na mesa que coordenarei do dia 29/03: *A literatura infanto-juvenil no RS: caminhos e problematizações.

Caio Riter

*Dia 29/03, 1430hs — LIVRARIA PALAVRARIA: LITERATURA INFANTO-JUVENIL GAÚCHA: Caminhos e Problematização. Coordenação: Caio Riter.

Temas:
A poesia para crianças e adolescentes: Sergio Napp
A narrativa infanto-juvenil gaúcha: Claudio Levitan e Luís Dill
A experiência da criação: Hermes Bernardi e Christian David
Literatura infanto-juvenil e arte literária: Marô Barbieri