domingo, 30 de agosto de 2009

O 28º Encontro

Nosso 28º encontro da REINAÇÕES foi marcado pela indicação de um livro para ser debatido feita por uma adolescente. Interessante perceber-se, afinal, o que atrai o olhar de um leitor juvenil, visto que Carolina Riter gostou muito da leitura de O mistério das aranhas verdes, de Carlos Heitor Cony e Anna Lee. Tanto que o indicou para nosso encontro de agosto. A coordenadora do encontro, Jacira Fagundes, teve a ideia de iniciar um debate com uma entrevista com a Carolina. Abaixo uma síntese da entrevista.



Entrevista com Carolina Riter


Jacira- Que motivos te levaram a indicar para debate "O mistério das aranhas verdes? Fala-nos sobre o que representou para ti a leitura desta obra.

Carolina – Eu indiquei este livro, porque, quando li, gostei muito, principalmente pelo tema de mistério. Ler este livro foi muito legal, acho que foi uma das melhores leituras que já fiz.

Jacira - Carolina, a protagonista, faz a figura de heroína, alguém que enfrenta o medo e riscos para desvendar um mistério. Alguma vez estiveste em situação de perto ou de longe parecida? Como foi que agiste?

Carolina – Acho que nunca passei por uma situação assim, mas se passasse eu tentaria mesmo assim desvendar o mistério.

Jacira - Além de Carol, que outro personagem na história é teu favorito? Quais as razões?

Carolina – Eu gostei também do Homem de terno branco, acho que por ele ser tão esperto de armar o crime e também por ele ser misterioso.

Jacira - O livro apresenta o personagem Chefão como um homem maduro, bonito e sedutor. Qual tua opinião sobre esta escolha dos autores?

Carolina – Acho que o “estilo” do Chefão lembra bastante um vilão, então os autores devem ter pensado isto também.



Jacira -Se pudesse, a adolescente Cacá mudaria alguma coisa na história de Carol e as aranhas verdes? Que coisa, por exemplo?

Carolina – Acho que eu não seria tão corajosa para enfrentar os bandidos “cara a cara”, então acho que tentaria solucionar o caso buscando mais pistas do que enfrentar “de perto” os vilões.

Nenhum comentário: