sábado, 31 de julho de 2010

Mensagem de Helô

Abaixo, mensagem da confrade caxiense Helô Bacichette sobre a participação de 11 confrades da Reinações-Porto alegre na comemoração de um ano da Reinações-Caxias:

Queridos confrades,A presença de vocês na Confraria Reinações foi muito, muito importante para todos nós. Super emoção! Muitos convidados expressaram sua admiração pelo clima da Confraria; outros comentaram sobre o quanto representou a vinda de vocês para nossa cidade. E foi geral o "Bah, que dez! Em nome de todos os confrades de Caxias, envio abraços. Nosso agradecimento e o desejo de que essa parceria continue se renovando a cada ano com e pelas palavras, gestos e arte.Obrigada (repetidas vezes) pela generosidade dessa partilha literária. Beijos e até,

Helô

domingo, 25 de julho de 2010

Reinações-Caxias faz um ano!

Na próxima terça, a Reinações-Caxias tem atividade especial para comemorar seu um ano de atividades ininterruptas. A Literatura infanto-juvenil subiu a será e anda aprontando a mil por lá. Da Reinações-Porto Alegre, irão 10 confrades confraternizar com o pessoal de Caxias. Abaixo, o convite:

sábado, 24 de julho de 2010

Convite do Carlos

Pessoal,
o Carlos Pessoa de Brum, nosso amigo confrade, está de livro novo. O lançamento ocorrerá no dia 31 de julho. Convite abaixo.



.


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sobre amigos e livros

A confrade Magda Brito nos presenteia, nesse dia do amigo, o poema de Mateo Alemán que fala de amigos e de livros. Que os livros sempre nos aproximem de mais livros e de tantos e verdadeiros amigos.

AMIGOS

Devem-se buscar os amigos como os bons livros,
Pois a felicidade não está em que sejam muitos,
Nem diferentes, antes em que sejam poucos,
Bons e bem conhecidos.

Mateo Alemán (1547-1614)

domingo, 11 de julho de 2010

A Reinações vai ao cinema

Pessoal,
a ideia é a seguinte: Sábado, dia 17, a gente vai ao Guion na sessão das 16h30min. Depois, fica por lá mesmo tomando um café e papeando sobre o filme. Lembrem que o livro já foi tema de uma debate nosso. Quem topar, apareça.

GUION CENTER 3O PEQUENO NICOLAU91 MIN/ LIVRE CÓPIA LEGENDADA E ÚNICA CÓPIA EM 35mm 14h45 – 16h30 – 18h15 – 20h

Indicado ao Prêmio César como Melhor Roteiro Adaptado (2010) - Criado em 1959 pelo ilustrador Jean-Jacques Sempé e pelo escritor René Goscinny (1926-1977/ASTERIX), ambos franceses, o personagem Pequeno Nicolau rapidamente se tornou o protagonista de uma das principais séries infanto-juvenis da França.O PEQUENO NICOLAU, de Laurent Tirard tem roteiro de Goscinny e Alain Chabat (excelente ator de comédias como as já vistas no Guion - A NOIVA PERFEITA (2006), DIDIER (1997) e RRRRRRR!!!NA IDADE DA PEDRA (2004)). Segundo o diretor Tirard, ele recebeu da filha de Goscinny, Anne, os direitos para filmar com o compromisso de fazer uma obra-prima. Com esta responsabilidade, o cineasta se esmerou agradando a crítica e o público: O PEQUENO NICOLAU foi o quarto filme mais visto na França em 2009, perdendo apenas para os blockbusters americanos “Avatar”, “Era do Gelo 3” e “Harry Potter e o enigma do príncipe”. O filme é uma introdução ao universo do Pequeno Nicolau. Os amigos, os pais, os professores, todos são apresentados com uma montagem ágil. O humor e a imaginação característicos do personagem também são mantidos, numa trama que retrata seu medo de ganhar uma irmãzinha e ser deixado de lado pelos pais. O menino é interpretado por Maxime Godart, e seus pais, por Valérie Lemercier e Kad Merad.

Sinopse:O garoto Nicolas leva uma vida tranquila. É muito amado por seus pais, tem uma turma de amigos com quem se diverte bastante. Para ele, nada precisa mudar. Mas um dia, Nicolas surpreende uma conversa entre seus pais que o faz achar que a mãe está grávida. O menino entra em pânico e já imagina o pior: tão logo nasça um irmão, seus pais deixarão de lhe dar atenção e vão abandoná-lo na floresta como as histórias do Pequeno Poucet, de Perrault.

Levitan e os Tripulantes


O confrade Cláudio Levitan, no dia 20 de julho, estará apresentando, conforme convite ao lado, espetáculo musical. Vamos prestigiar!